sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Animais Exóticos II

Tâmia

Tâmia é o nome comum dos roedores classificados no gênero Tamias, da família dos esquilos (Sciuridae). O grupo inclui 23 espécies, todas elas nativas da América do Norte, exceto uma, que pode ser encontrada na Sibéria.
Etimologia e taxonomia
Tamias significa, em grego, "armazenador", uma referência ao hábito destes animais de armazenar comida para o consumo no Inverno. Vinte e cinco espécies pertencem a esta família, com uma espécie no nordeste da Ásia, uma na América do Norte oriental, e o restante naturais da América do Norte ocidental.
O nome em inglês originalmente pode ter sido soletrado "chitmunk" (da palavra Odawa jidmoonh, significando "esquilo vermelho"; c.f. Ojibwe, ajidamoo). Contudo, a primeira forma citada no dicionário de inglês de Oxford (desde 1842) é "chipmonk". Outras primeiras formas incluem "chipmuck" e "chipminck", e nos anos 1830 eles também foram tratados como "chip squirrels" possivelmente na referência para o som que eles fazem. Também os chamam de "striped squirrels" (esquilos listrados) ou "esquilos do sub-solo", embora este último nome se refira mais ao gênero Spermophilus. Tamias e Spermophilus são só dois dos 13 gêneros das espécies vivas de esquilos.


Lagarto Agama

O agama é gênero composto de mais de 30 espécies de pequenos lagartos africanos de cauda longa e insetívoros.
Uma das espécies mais conhecidas é o agama-de-cabeça-vermelha (Agama agama), comum na África. Em Moçambique é chamado de gala-gala.
O seu habitat original é a savana, mas hoje ele também vive dentro de aldeias e cidades.
Características
Os agamas formam grupos de dez a vinte indivíduos. O líder é um macho mais idoso, enquanto as fêmeas e os machos jovens constituem os outros membros do grupo. A sua cor é marrom escura durante a noite, mas depois da alvorada as cores do macho dominante modificam-se: o corpo fica azul claro, a cabeça e a cauda ficam laranja brilhante. Essas cores podem alterar-se dependendo do humor do macho dominante.
Quando lutam, os agamas sibilam e tentam atingir a cabeça do adversário com a cauda. Estes golpes podem ser muito violentos e frequentemente resultam em hematomas ou maxilares partidos.
O seu comportamento de alarme consiste num oscilar da cabeça, levantando-a duas vezes seguidas. Tendo a cabeça uma cor viva, este movimento torna-se muito notável.
As fêmeas do grupo são inteiramente castanhas. Frequentemente existe uma fêmea, mais altamente posicionada na hierarquia do grupo, que permanece perto do macho e mantém as outras afastadas.

Cobra san francisco garter

(Thamnophis sirtalis tetrataenia) é uma delgada multi-colorida . Designado como uma espécie ameaçada desde o ano de 1967, é endêmica para a Califórnia e reside apenas no Condado de San Mateo, Califórnia , e parte do extremo norte do litoral de Santa Cruz County, Califórnia . Alguns pesquisadores estimam que existem apenas 1.000 a 2.000 cobras adultas da subespécie T. s. tetrataenia restantes, no entanto, a extensão total do habitat cobras não foi totalmente documentado e muitas cobras podem utilizar riachos e outros cursos de água que estão atualmente inexplorado. Esta serpente garter prefere áreas úmidas e pantanosas e é ilusório para ver ou captar. É uma subespécie da serpente garter comum (Thamnophis sirtalis),
uma espécie encontrada em todo o Estados Unidos e para o sul do Canadá .
É difícil obter informações confiáveis de distribuição e estatísticas da população para esta cobra, devido à natureza ilusória deste réptil e o fato de que grande parte do habitat remanescente adequada está localizado em propriedade privada. Esta subespécie é extremamente tímida, difícil de localizar e capturar, e rápido para fugir para a água quando perturbado.


Tartaruga Spiny

A tartaruga Spiny (Heosemys spinosa) habita florestas de planície e montanha, geralmente nas proximidades de pequenos riachos, principalmente em áreas de encosta até 900 m.
Descrição
A origem do seu nome comum vem da sua carapaça espinhosa e é também conhecida como 'tartaruga cog-wheel'.


Píton Amarela (Albina)

A Píton albina provém da zona sul do continente asiático
Esta serpente vive em florestas úmidas e zonas rochosas perto de água, podendo ficar submersa até 20 minutos.
A cobra píton albina é uma espécie robusta, embora bastante rara na Natureza por ser alvo fácil de predadores, devido à sua coloração branca e amarela muito difícil de passar despercebida. A píton albina pode atingir 8 metros e pesar 80kg, e não é venenosa.
É uma cobra constritora, isto é, quando caça uma presa, aperta-a nos seus anéis e vai apertando pouco a pouco até sufocar, engolindo-a inteira depois de morta. Alimenta-se de ratos, coelhos, aves e mamíferos de pequeno porte. É uma espécie ovípara, pondo até 40 ovos que a fêmea choca durante 2 meses.
A maturidade sexual da píton albina é adquirida em 4 ou 5 anos, torna-se adequado para replicação Após 3 ou 4 meses após a cópula, a píton albina fêmea põe entre 4 e 12 ovos com a casca bastante espessa, são incubados em lugares úmidos, como em troncos semi-descompostos. O nascimento dos filhotes acontece entre 60 e 90 dias depois, dependendo da temperatura de incubação
A saída dos filhotes do ovo pode ser dar em 2 ou 3 dias, e a partir do momento em que surge são perfeitamente capaz de se alimentarem de pequenos mamíferos.
Curiosidades: esta serpente píton albina pode viver até aos 40 anos.
* Se esta cobra atacar uma criança, nem dez homens poderão salvá-la, pois seu aperto equivale ao peso de um ônibus.

Ouriço Pigmeu
Origem
Este gênero de ouriço é originário das estepes e savanas da África Central.
Os ouriços são animais insetívoros, Os seus espinhos não produzem qualquer tipo de veneno.
Existem 16 espécies de ouriços e 4 gêneros diferentes. Estão distribuídos por grandes áreas de todo o mundo, sendo nativos de partes da Ásia, de África, da Europa e da Grã-Bretanha.
Ao longo da história poucos estudos se têm conseguido efetuar sobre os ouriços. Têm existido, isso sim, muitos mitos e lendas sobre eles. O nome ouriço foi pela primeira vez usado no ano de 1450. Mas sabe-se que o primeiro povo a domesticá-lo foram os romanos.
Os ouriços podem-se encontrar em diversos folclores como China ou ate mesmo África. Por exemplo na mitologia Celta eram vistos como Bruxas e sinal de infortúnio.
Características
Podem viver 3 a 4 anos na em estado selvagem e entre 7 e 10 em cativeiro. O seu peso varia entre os 250gr e os 500 gr. O tamanho pode ser de mais ou menos 20cm.
Existem vários tipos de cores para os ouriços pigmeus africanos.
Possuem 36 dentes, semelhantes a outros insetívoros , a sua temperatura oscila entre os 32 e os 34 graus.
Os Ouriços tendem a hibernar por falta de comida e uma temperatura agradável, mas nesta espécie tal não acontece, podendo entrarem em coma e virem a morrer.
É essencial uma temperatura a rondar os 24 graus , pois o seu maior inimigo é o frio, para isso devemos manter um calor artificial quer através de mantas térmicas, lâmpadas de cerâmica ou discos de calor.

Sites de referência:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Agama
http://en.wikipedia.org/wiki/Spiny_turtle
http://www.quintadosouricos.com/
http://www.achetudoeregiao.com.br/animais/piton_albina.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/T%C3%A2mia
http://en.wikipedia.org/wiki/Garter_snake

4 comentários:

  1. Dessa vez li tudo,juro pra você que me concentrei!
    Depois fiquei um tempinho olhando as imagens claro rsrs.

    ResponderExcluir
  2. AAh, Carina! Que legal!
    Espero que tenha gostado :)
    Rsrsrrs os animais são mesmo lindos.
    Beijos

    ResponderExcluir